Escolha uma Página

HISTÓRIA DA CIDADE

Capão da Canoa, floresceu por volta de 1900 com o nome de Arroio da Pescaria, época em que os primeiros ranchos começaram a se agrupar à beira mar.
O local abrigava, além de pescadores, também alguns aventureiros. Por vezes o local era visitado por tropeiros, fazendeiros e viajantes.

Mais tarde, por volta de 1920, começaram a chegar os primeiros veranistas oriundos da serra gaúcha e também de Porto Alegre, os maiores frequentadores eram os descendentes das colônias alemãs e italianas, por volta de 1940 a colônia israelita também começou a se fazer presente em bom número.
O nome de Arroio da Pescaria, só começou a desaparecer na década de 40, quando alguns entendem que surgia a denominação Capão da Canoa.

Pelo Ato Número 073 de 1° de fevereiro de 1933, Cornélios surgiu como 6° Distrito de Osório, onde estava incluída também a Vila de Capão da Canoa. Em 1952 o 6° Distrito de Osório, Cornélios foi transferido para Capão da Canoa. A emancipação do município caponense, veio trinta anos depois pela Lei 7.638, de 12 de abril de 1982.

Origem do Nome

Na verdade, o nome Capão da Canoa, já existia no interior de uma fazenda de propriedade da família Nunes, na extensão da praia de Xangri-lá (hoje município de Xangri-lá) com fundos para a Lagoa das Malvas, pois este, eram quem davam apoio aos visitantes que passavam ou vinham veranear. Com o tempo este lugar passou a ser conhecido, fazendo com que o velho nome Arroio da Pescaria desaparecesse, dando espaço para Capão da Canoa.

Aniversário da Cidade: 12 de Abril

CARACTERÍSTICAS

Clima

O clima encontrado no município é temperado (subtropical úmido) – ameno e saudável.

Temperatura Média

A temperatura varia entre 6 e 18 graus nos meses mais frios e 28 e 38 graus no verão.

COMO CHEGAR

Acesso Rodoviário

BR-101 / RS407
BR-290 / RS389 (Estrada do Mar)
RS486 (Rota do Sol)

Localização

Capão da Canoa, encontra-se na planície costeira do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Limites

Terra de Areia, Maquiné, Xangri-lá e Oceano Atlântico

Distâncias

Curitiba:650 Km; Florianópolis: 366 Km; Porto Alegre: 130 Km;Rio de Janeiro: 1.478 Km; São Paulo: 1.049 Km

TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Mar

São 17,2 km de mar aberto ao ladoleste do município.

Lagoa dos Quadros

Está a oeste do município, na divisa com Maquiné
CTG João Sobrinho
Localiza-se na Tapera dos Quadros – A 10 km da sede – Possui invernadas artísticas e um parque de rodeios.

Fazenda dos Acquas Lokos

Localizado a 155 km de Porto Alegre, na Estrada do Mar, km 50 (Arroio Teixeira). O parque possui restaurante, lanchonetes, e atrativos inovadores como: barco viking; lençol dágua; minhocão; parede de montanhismo; passeio a cavalo e charrete; pedalinhos; piscinas (adulto, infantil, hidromassagem, com ondas; rampa (adulto, infantil, molhada) rio com água corrente; tobogã de bóias; toboáguas; fazenda; corredeiras; parque de diversões; parque coberto com água aquecida; segunda maior montanha russa em madeira do Brasil. Informações pelo fone: (51) 3625-2992

Marina Park

Localizado a 155 km de Porto Alegre, na Estrada do Mar, km 35. O parque possui o Vale dos Dinossauros, pavilhão fechado para dias de chuva, transporte gratuito partindo de vários municípios, restaurante, lanchonetes, bar, sorveteria e atrativos inovadores: pedalinho; free fall; piscinas; áreas de camping, esporte, marina; toboáguas; kamikase; rampa lenta e rápida; rio de correnteza. Funcionamento: alta temporada – diariamente das 10h às 19h; baixa Temporada – de terças a domingos, das 10h às 18h. Informações pelos fone: (51) 3625-3049

Rota Caminho das Águas

Lagoas, rios, dunas, cascatas, rochedos, matas e mar ostentam toda a imponência desta terra maravilhosa situada no litoral do Rio Grande do Sul.
Municípios participantes: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-lá.
Informações: Associação dos Municípios do Litoral Norte – Fone:(51) 3663-2300

Praia Capão Novo

Distante 9 kms. ao norte de Capão da Canoa, com acesso pela Interpraias ou pela Estrada do Mar. É uma praia planejada, moderna. Possui uma área comunitária à beira do mar, com clube social, canchas de esporte, pistas de patinação, de bicicross, palco de eventos, lojas, bares e restaurante.

Arroio Teixeira

Arroio Teixeira dista 14 quilômetros ao norte de Capão da Canoa e Curumim, 17 kms. São ligadas pela Estrada do Mar. São praias urbanizadas, com todos os serviços.

Praia do Barco

Praia do Barco, Jardim Beira Mar, Guarani, Arco Iris, Araçá são outras praias pertencentes ao município. Ao norte de Capão da Canoa situa-se ainda a chamada Zona Norte.